o que é?
mercado inteligente
Gestão Inteligente dos Resíduos
Mercado de Vila do Conde, peça central no espaço urbano do concelho, assume hoje especial importância na revitalização urbana e no estabelecimento de vivências e conetividades que se desejam fomentar e que são indicador da qualidade de vida do município e das suas gentes.

O nome instituído teve como objetivo, representar um projeto que permita ao cidadão atuar sobre a produção e correto encaminhamento dos seus resíduos.

Atualmente os custos associados à Gestão de Resíduos estão indexados ao consumo da água e o seu custo vem discriminado na fatura da água da sua habitação.

Este modelo encontra-se em vigor na quase totalidade dos municípios portugueses e objetiva, em conformidade com imposições legalmente estabelecidas, a sustentabilidade financeira dos sistemas municipais de gestão de resíduos urbanos.

No entanto este modelo não premeia o cidadão que tem Boas Práticas Ambientais. Nomeadamente aquele que previne a produção de resíduos e que realiza a sua correta separação e deposição - o cidadão Eco consciente.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Vila do Conde, a Lipor e a Sociedade Ponto Verde decidiram implementar um projeto Inovador e de Referencial Estratégico para o país.

Um projeto que seja motivador e catalisador de mais e melhores práticas ambientais e, em simultâneo, permita à Autarquia otimizar processos de recolha e tratamento de resíduos reduzindo os seus custos.
Um projeto onde todos ganhamos – O Cidadão, O Município e o Ambiente.



solução mercadovc




Vantagens
mercado inteligente
Gestão Inteligente dos Resíduos

Rendilheira

As vantagens do projeto encontram-se contidas na sigla RENDILHEIRA:
R
eciclagem

Promove a separação dos resíduos valorizáveis, aumentando a taxa de reciclagem.

E
quitativo

Sistema mais justo e equitativo, associando a cada cidadão a quantidade de resíduos produzidos

N
atureza

Evita o abate e/ou consumo de recursos naturais promovendo a sua conservação.

D
esenvolvimento

Continuo Desenvolvimento dos circuitos de recolha e gestão de resíduos sólidos urbanos.

I
novador

Projeto único a nível nacional, promovendo desenvolvimento e modernização dos espaços públicos.

L
údico

Fomenta as melhores práticas ambientais numa contínua aprendizagem através de tecnologia de ponta.

H
igiene

Contribui para um melhor enquadramento paisagístico, higiene e saúde pública.

E
ficaz

Um projeto de gestão de resíduos sólidos eficaz.

I
nteligente

Um mercado inteligente à disposição dos utilizadores.

R
edução

Redução da produção de resíduos indiferenciados, evitando a sua deposição em aterro.

A
titude

Fazer da separação dos resíduos uma atitude natural









Soluções integradas
mercado inteligente
Gestão Inteligente dos Resíduos


Ecoponto Mercado e Feira Disponibilização de 3 Ecobags (sacos reutilizáveis de separação de resíduos) para a deposição seletiva de papel/cartão, embalagens de plástico/metal e vidro.


Quiosque do Portal Disponibilização de um Quiosque (no mercado) para que cada utilizador possa aceder ao Portal do Utilizador.


Ecoponto Inteligente Disponibilização de Citytainers com abertura eletrónica para deposição de resíduos.




Como funciona
mercado inteligente
Gestão Inteligente dos Resíduos
O modelo implementado tem em consideração as diferentes tipologias habitacionais existentes no concelho de vila do Conde e os diferentes produtores de resíduos.

É um projeto realizado entre a Câmara Municipal de Vila do Conde e a Lipor, baseado nos princípios do poluidor-pagador e responsabilidade partilhada ao produtor, permitindo a todos os cidadãos serem parte integrante na correta gestão ambiental dos seus resíduos.

Assim, ao separar os seus resíduos de Papel/Cartão, Embalagens/Plásticos/Metais e Vidro para os respetivos ecopontos, o cidadão está a diminuir a sua fração indiferenciada de resíduos.

Para além disso, o cidadão terá acesso a um Portal (Portal do Utilizador) onde poderá acompanhar a sua produção de resíduos, consumo de recursos naturais que evitou com as suas práticas ambientais, serviço Ecoshop, entre outras funcionalidades.

Como se trata de um projeto-piloto, o mesmo não terá quaisquer custos para o utilizador, apresentando igualmente, benefícios decorrentes da acumulação de pontos do serviço Ecoshop, fruto da separação de resíduos e valorização multimaterial que cada utilizador realizar.

O projeto Mercado Inteligente, único a nível nacional e totalmente gratuito para os utilizadores, apresenta igualmente um processo simples de deposição.

Assim, cada utilizador deste projeto deslocar-se-á com os seus resíduos aos marcos de deposição disponibilizados na rua 5 de outubro (junto á paragem de autocarro), onde os mesmos apresentarão uma tecnologia RFID com o seguinte procedimento:
Procedimento:
Poderá ainda aceder ao seu histórico de deposição de resíduos assim como muitas outras informações relativas à Gestão de Resíduos de cada utilizador aqui no Portal de Utilizador.

Para isso, basta inserir o nome (primeiro e último) ou e-mail (no campo username) e os últimos 4 números do Número de Identificação Fiscal (NIF) (no campo password) de cada utilizador.

Neste Portal serão ainda apresentadas Dicas de Prevenção de Resíduos que nos permitem, nas nossas ações do dia-a-dia, ter uma atitude Ecoconsciente.

No Portal poderá ainda consultar e requisitar serviços de recolha de resíduos especiais que a Câmara Municipal de Vila do Conde disponibiliza para o cidadão ou, em alternativa, consultar a localização do Ecocentro e dos equipamentos de deposição de roupas e óleos alimentares.

A Câmara Municipal de Vila do Conde disponibiliza ainda serviços de apoio (Telef.: 252 248 461; E-mail: ambiente@cm-viladoconde.pt) que permitem ao cidadão, no caso de qualquer dúvida ou esclarecimento, ter uma resposta pronta e imediata.





Ecoshop
mercado inteligente
Gestão Inteligente dos Resíduos
O ECO SHOP é um serviço onde o utilizador recebe um cartão de fidelização que promove o compromisso com boas práticas ambientais e que representa um método de reconhecimento da sua participação no processo de separação multimaterial. Este reconhecimento tem por base, a atribuição de contrapartidas competitivas aos cidadãos ou empresas, que entreguem voluntariamente os seus resíduos nos 5 ecopontos disponibilizados pelo projeto Mercado Inteligente.

O ECO SHOP é um serviço com elevado potencial de desenvolvimento e presente em muitos projetos de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), pelo que a abrangência dos seus serviços e parceiros encontra-se disseminada pelos municípios da área metropolitana do Porto.

Para saber mais acerca do ECO SHOP e aceder à lista de resíduos pontuáveis, consulte o Regulamento de Utilização.